Fórmula do Recomeço

PÍLULA DE RECOMEÇO: DEPENDÊNCIA

Uma vez, num passado longínquo, um namorido me fez a seguinte proposta: “Para de trabalhar que eu te sustento. Pago tudo, as contas da casa, até a escola da Bia (minha filha, que não era filha dele)”.

Era uma época em que eu produzia muitos textos literários e suspirava pelos cantos sonhando com a possibilidade de, um dia, viver da escrita. Como estávamos apaixonados, ele quis me dar uma prova de amor. Por que eu não tirava um sabático de dois anos para me dedicar apenas à carreira de escritora? Do resto, cuidava ele.

Vocês acharam lindo? Eu também. Mas não aceitei. Apesar de ser uma oferta tentadora, fiquei me imaginando dependente até para comprar um absorvente (a rima não foi intencional).

Sim, eu poderia ser livre para escrever. Mas me sentiria presa a uma situação absolutamente desconfortável pra mim, que murcharia a minha essência e aprisionaria a minha alma. E sem a minha alma intacta, como traduzi-la em palavras? Me encaixotaria, a mim e à minha carreira de escritora. Muito obrigada, só que não.

Tenho visto aqui no grupo muitos posts e depoimentos sobre relacionamentos abusivos, homens dominadores, e o quanto depender financeiramente de alguém amarra, amordaça, enterra viva.

Dinheiro é poder, poder possibilita. Entregar ao outro a decisão sobre o nosso ir e vir, sobre como devemos agir, administrar nossos gastos, quando e como podemos nos divertir, investir em estudos, viajar, pensar, é colocar nossa cabeça numa bandeja com uma maçã na boca e aceitar que tirem lascas de nós, o tempo inteiro, num banquete de impossibilidades.

Na sociedade machista e patriarcal que habitamos, raras são as relações em que essa fórmula é saudável, em que há respeito e reconhecimento pelo trabalho não remunerado que a mulher faz em casa e nos cuidados com a prole. O que há por trás dessa oferta, o que virá lá na frente? E quando a fonte secar? E se o amor terminar? Não conte com a sorte, conte com você mesma. Deixo aqui esta reflexão.

E o convite, sempre feliz, para você participar do Grupo da Fórmula do Recomeço. Uma rede de apoio com a qual você pode contar. <3

Um beijo e lindos recomeços a todas nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *